terça-feira, 23 de abril de 2013

Deuses gregos sécundarios

                                                                                Morfeu

Morfeu (do grego Μορφεύς, "moldador [de sonhos]") é o deus grego dos sonhos.
Morfeu tem a habilidade de assumir qualquer forma humana e aparecer nos sonhos das pessoas como se fosse a pessoa amada por aquele determinado indivíduo. Seu pai é o deus Hipnos, do sono. Os filhos de Hipnos, os Oneiros, são personificações de sonhos, sendo eles Ícelo eFântaso. Morfeu foi mencionado na obra Metamorfoses de Ovídio como um deus vivendo numa cama feita de ébano numa escura caverna decorada como flores.
A droga morfina tem seu nome derivado de Morfeu, visto que ela propicia ao usuário sonolência e efeitos análogos aos sonhos.
Quando uma pessoa augura: vá para os braços de Morfeu, sugere dormir bem.
                                                                       Pomona
Na Mitologia Romana, Pomona é a deusa da abundância e dos pomares, sendo, por vezes, confundida por Deméter, deusa da agricultura. Seu nome vem da palavra latina pomum, que se traduz como "fruto". É apresentada em figura de uma bela ninfa. A tesoura de poda é seu atributo. Ela é deusa unicamente romana, nunca identificada com qualquer homólogo grego, e é particularmente associada com o florescimento das árvores. No século XIX em estátuas e decorações de edifícios ela era geralmente mostrada carregando um grande prato de frutas ou uma cornucópia. Uma estátua de Pomona nua pode ser vista na fonte do Central Park, pouco antes do Plaza Hotel em Nova Iorque.

                                                                           Aristeu
 Aristeu, filho de Apolo com Cirene, filha de Hipseu é, segundo a Mitologia Grega, um pastor, tendo ainda os epítetos de "O melhor" ou "Apicultor". Era adorado na Grécia Antiga como o protetor dos caçadores, pastores e dos rebanhos; é, também, considerado o pioneiro da apicultura e da plantação de oliveiras. Possui, ainda, os dons da cura e da profecia, e por estas características é tido como um deus benévolo. A imagem que chegou ao presente deste deus menor é de um jovem pastor com um cordeiro.
Ele foi criado por ninfas na Líbia , mudando-se mais tarde para a Beócia .
É o pai de Acteon, que teve com Autônoe, filha de Cadmo . Acteon foi transformado em cervo por Ártemis, e morto por seus próprios cães.
Após a morte de Acteon, ele consultou o oráculo de seu pai, Apolo, que o mandou à ilha de Ceos . Lá, ele conseguiu interromper uma praga que se abatia sobre a Grécia, sacrificando no momento do nascimento da estrela Sirius .
Aristeu deixou descendentes em Ceos e voltou à Líbia, e depois foi para a Sardenha, à qual ele trouxe a Agricultura . Em seguida ele visitou outras ilhas, inclusive a Sicília, na qual ele foi adorado como um deus . Finalmente, Aristeu foi à Trácia, com Dionísio, e foi iniciado nos seus ritos secretos; após viver algum tempo nas vizinhanças do Monte Haemus, ele nunca mais foi visto pelos mortais .


                                                                      Anfitrite-
  Na mitologia gregaAnfitrite é filha da ninfa Dóris e de Nereu, portanto uma Nereida.
É esposa de Poseidon e deusa dos mares. A princípio, se recusou a unir-se ao deus, se escondendo nas profundezas dos oceanos, em um lugar conhecido apenas por sua mãe. Acabou cedendo às investidas de Poseidon, se tornando rainha dos oceanos. É representada portando um tridente, símbolo de sua soberania sobre os mares.
Na mitologia romana, é conhecida como Salácia.
Como Hera, sofria com as extensas traições de seu marido, mas não possuía o ciúme corrosivo da primeira.
Ela se confunde com outras deusas de outras mitologias como Yemanja e Irís.
De acordo as visões de sacerdotes ,Anfitrite aparentava ter cabelos castanhos longos e lisos , pele morena clara e olhos escuros ,tendo um belo corpo e aparentando 25 anos.


                                                                                Circe-
  Circe (em grego: Κίρκη, Kírkē — "falcão") era, na mitologia grega, uma feiticeira, ou, em versões racionalizadas do mito, uma especialista em venenos.

                                                                           Deimos-
  Deimos (pânico) é uma figura da mitologia grega. Na Teogonia, de Hesíodo, ele é um dos três filhos de Ares e de Afrodite (Cytherea), sendo irmão de Fobos, o medo, e Harmonia, que se casou com Cadmo. O terrível Deimos é a personificação do Pânico e acompanhava seu pai e seu irmão Fobos, fazendo as tropas abandonarem a formação e fugirem desordenamente.


                                                                            Íris-
 Na mitologia gregaÍris era a filha de Taumante e de Electra (filha de Oceano); Taumante era filho do Mar (Ponto) e da Terra (Gaia), e Electra era uma das oceânides, as filhas de Oceano e Tétis. Íris é casada com Éolo.Suas irmãs eram as HarpiasAelo e Ocípite.
Íris era a personificação do arco-íris e mensageira dos deuses. Como o arco-íris para unir a Terra e o céu. Íris é a mensageira dos deuses para os seres humanos; neste contexto ela é frequentemente mencionada na Ilíada, mas jamais na Odisséia, onde Hermes toma seu lugar.
Íris é representada como uma virgem com asas de ouro, que se move com a leveza do vento de um lado para outro do mundo, nas profundezas dosoceanos e no mundo subterrâneo (Hades). Ela é especialmente a mensageira de Hera, e é associada com Hermes.


          






Um comentário: